Agricultores aguardam períodos sem chuva para preparar plantio da cevada e trigo

Setor
21/05/2024

Além dos impactos diretos dos alagamentos nas residências, o campo também está sofrendo com a sequência de dias chuvosos que assola o Estado. Muitas lavouras foram destruídas, mas, na região de Passo Fundo, o problema está no sol que ficou praticamente uma semana sem aparecer, e, quando apareceu, foi por um ou dois dias. A atual situação das lavouras da região foi tema do programa Cotações e Mercado, no último domingo na Uirapuru.

O engenheiro agrônomo Luciano Remor explicou que tudo está atrasado após a colheita da soja. O chamado plantio de cobertura, para áreas que não recebem trigo e cevada, ainda não foi feito, pois máquinas não podem trabalhar no barro. Os agricultores têm pela frente novo momento de chuvas na quinta e sexta-feira, o que vai manter o solo úmido.

Luciano explicou que o plantio da cevada inicia, normalmente a partir do dia 1º de junho, enquanto o trigo a partir do dia 15 de junho. Nesta faixa de dias, em um primeiro momento, a expectativa é de tempo mais firme, favorecendo assim o início dos trabalhos ou preparação das lavouras.

Fonte: Rádio Uirapuru

Deixe sua opinião