Preços mais baixos esfriam intenção de aumento da área plantada com trigo no Cinturão do Milho dos EUA

Setor
18/07/2024

Uma iniciativa do governo Biden para aumentar o plantio de trigo nos EUA após a guerra na Ucrânia está vacilando, à medida que os preços do trigo oscilam em torno das mínimas de quatro anos. Além dos suprimentos exportáveis continuarem a fluir da região do Mar Negro, reduzindo a demanda pelo grão norte-americano.

A área plantada de trigo aumentou no ano passado, pois os preços subiram a nível quase recorde após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022. Entretanto, as plantações dos EUA caíram quase 5% este ano, retomando uma tendência de décadas que coincidiu com uma queda mais recente na participação dos EUA no mercado global de exportação de trigo.

O fato de os agricultores plantarem menos trigo no país que é o quarto exportador mundial da commodity pode ser uma preocupação para os mercados globais, já que o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) prevê que os suprimentos mundiais de trigo cairão para uma mínima de nove anos. Também, o clima cada vez mais extremo cria mais incertezas para a produção global do grão básico.

Para incentivar o plantio na região central dos Estados Unidos, o governo recorreu ao seguro agrícola — não para o trigo, mas para culturas como a soja, que poderia ser plantada imediatamente após o trigo e colhida no mesmo ano. Em partes do Cinturão Agrícola dos EUA, é a renda de uma segunda safra, cultivada mais tarde na estação, que torna o trigo de inverno economicamente viável.

A cobertura de seguro para uma segunda safra era limitada aos agricultores do sul do Meio-Oeste, mas o USDA tomou medidas para tornar as apólices mais amplamente disponíveis.

Embora a expansão do seguro de safra tenha inicialmente ajudado a tornar o trigo mais atraente, a iniciativa foi ofuscada por uma queda nos preços do trigo entre setembro de 2022, quando as decisões de plantio do trigo de inverno foram finalizadas para 2023, e o ano seguinte, quando os agricultores plantaram a safra de trigo de 2024.

O trigo de referência na Bolsa de Chicago CBOT estava sendo negociado a cerca de 9 dólares por bushel no final de setembro de 2022 e a cerca de US$ 5,40 um ano depois. Os futuros fecharam na terça-feira a US$ 5,3075. [GRA/]

Jeff O’Connor, que recebeu Biden em 2022 em sua fazenda perto de Kankakee, Illinois, disse que o seguro de safra para cultivo duplo reduz os riscos para os agricultores que desejam adicionar trigo às suas rotações. Mas as medidas tiveram pouco impacto em suas decisões de plantio.

“Meus acres de trigo são determinados pela rotação e, ocasionalmente, pelas condições do mercado”, disse O’Connor. “A disponibilidade do seguro de safra para a safra dupla não influencia a decisão, dada a forma como as regras de cobertura funcionam”, disse O’Connor.

O cultivo duplo pode ser altamente lucrativo, mas também arriscado, especialmente na metade norte do país, onde as geadas de outono podem matar a segunda safra antes que ela esteja pronta para a colheita. O seguro de safra reduz o risco.

O plantio de duas safras por ano é comum no clima mais ameno do sul do Meio-Oeste, incluindo o terço sul de Illinois. A meta do governo Biden era expandir a prática para o norte, no coração das principais terras agrícolas de milho e soja do Meio-Oeste.

No entanto, a resposta dos fazendeiros tem sido discreta.

“Descobrimos que os agricultores americanos da região central do Cinturão do Milho são muito relutantes em alterar os padrões de rotação de culturas, a menos que haja um sinal de lucratividade maciço”, disse Matt Herrington, diretor de pesquisa de commodities da World Perspectives Inc., uma empresa de pesquisa e análise.

CULTIVO DUPLO
Em abril de 2022, o USDA estimou que o cultivo duplo, bem como um aumento de dois anos nas taxas de empréstimo para culturas alimentícias, ajudaria os agricultores dos EUA a compensar até 50% do trigo normalmente exportado pelos agricultores ucranianos e reduzir os custos para os consumidores.

De fato, as exportações de trigo da Ucrânia aumentaram para 18,1 milhões de toneladas no ano comercial de 2023/24, igualando a média de cinco anos do país antes da guerra, segundo dados do USDA. As exportações dos EUA diminuíram para 19,2 milhões de toneladas, uma baixa de 52 anos, pois a seca nas planícies elevou os preços do trigo nos EUA a níveis não competitivos.

No atual ano comercial, o USDA prevê um declínio nas exportações de trigo da Ucrânia para 13 milhões de toneladas, à medida que a guerra se arrasta, enquanto as exportações de trigo dos EUA devem se recuperar ligeiramente para 22,5 milhões de toneladas, uma vez que os melhores rendimentos ajudam a compensar a menor área plantada.

Um porta-voz do USDA disse que os agricultores responderam fortemente à expansão do seguro de safra dupla em mais de 1.500 condados, com um aumento significativo nos acres de trigo de inverno em 2023.

Para a safra de 2024, o USDA estimou uma redução de 4,7% no plantio total de trigo nos EUA, para 47,24 milhões de acres (19,12 milhões de hectares), devido a uma queda de 7,9% nos acres de trigo de inverno, liderada por quedas no Kansas, principal Estado produtor, e em Illinois.

Fonte: Forbes

Deixe sua opinião