Notícias

Confira as principais informações do setor

Mais energia no Carnaval: nutricionista revela cardápio ideal p/ folia

O Carnaval é uma das festas mais populares e esperadas do ano! Só tem um detalhe: para curtir é preciso ter energia de sobra. E para acompanhar a folia, seja com os desfiles das escolas de samba, nos blocos de rua ou festas privadas, é necessário se preparar com uma alimentação equilibrada para gastar energia sem perder o pique. O segredo é simples: aposte nos carboidratos!

De acordo com Vanderli Marchiori, consultora em nutrição da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO), quanto mais agitada for a programação, mais seu corpo precisará estar bem alimentado e hidratado. "Uma ótima pedida é consumir alimentos ricos em carboidrato simples como macarrão, pão ou biscoitos. Eles são excelentes fornecedores imediatos de energia por serem digeridos e absorvidos rapidamente, aumentando a taxa de glicose no sangue", explica a especialista.

Também é comum nesta época do ano ficar desidratado devido às altas temperaturas do verão. "Beber muita água é fundamental para manter o organismo funcionando adequadamente" ressalta Vanderli.

A nutricionista preparou uma sugestão de cardápio especial para a data. Confira:
Café da manhã energético
1 copo de suco de uva integral - bebida colabora para o trânsito intestinal;
2 torradas integrais com tahine (pasta de gergelim) - fonte carboidrato para garantir energia.
Lanche contra o desânimo
1 xícara de salada de frutas com 1 colher de sobremesa de gérmen de trigo - fornece vitaminas do complexo B, que afastam o desânimo.
Almoço leve de carnaval
1 prato de salada de abobrinha ao vinagrete- receita de fibras e outros compostos protetores;
3 colheres de macarrão integral ao sugo - fonte de carboidrato, o nutriente do pique;
1 filé de frango grelhado - carne branca tem ferro, mineral que afasta o desânimo;
1 taça de mousse de manga - contém antioxidantes que evitam danos celulares.

Lanche da tarde para renovar a energia
2 torradas integrais com pasta de amendoim - essa dupla aumenta a disposição.


Jantar de carnaval
1 prato de sobremesa de salada de folhas - contém fibras, que melhoram o trânsito intestinal;
2 pegadores de yakissoba com frango e legumes - uma saborosa fonte de carboidrato e proteína para o jantar;
1 fatia grossa de abacaxi - sobremesa que ajuda na digestão.

Ceia para o carnaval
1 xícara de abacate com chia - contém vitaminas do complexo B, que auxiliam o sistema nervoso.

Fonte: Vila Mulher