Notícias

Confira as principais informações do setor

Agronegócio: a importância do trigo no mercado

O painel 2 do 24º Congresso Internacional da Indústria do Trigo o abordou o tema “Tendências do Agronegócio e do Trigo”. Foi moderado por André Nassar e contou com os palestrantes Felippe Serigatti, pesquisador e professor da GV Agro, Antero José Pereira, presidente do SINDIPAN (Associação dos Proprietários de Padarias de São Paulo), Cláudio Zanão, presidente da ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), Cristian Saigh, presidente do Sindustrigo (Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo), e José Batista de Oliveira, presidente da ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria).

Felippe Serigatti discorreu sobre economia mundial, o excesso de liquidez e baixa aversão do mercado ao risco. Os representantes das associações congêneres falaram a respeito do trabalho desenvolvido junto à mídia e profissionais da área da saúde, principais influenciadores de opinião, que ajudam a disseminar os benefícios dos produtos derivados da farinha de trigo.

O painel 3 foi dedicado ao tema “Melhorando o Ambiente Regulatório”, ministrado por Helinton Rocha, coordenador de Produção Integrada Agropecuária do MAPA e moderado pela especialista em alimentos Denise Resende.

Rocha apresentou o Projeto de Produção Integrada de Trigo (PIT), da EMBRAPA Trigo, que agrega algumas normas técnicas que abrangem a produção, colheita e pós-colheita. O programa envolve todas as etapas que inferem caráter de sustentabilidade ao sistema produtivo e à produção de alimentos. Este plano possui mais de 100 itens que orientam os produtores, consumo e indústria de maneira sustentável. “Acreditamos que esta orientação fortalece a cadeia como um todo, pois contribui para a produção de alimentos de ainda mais qualidade para o consumidor final”, pontua o especialista.

Denise destacou a cartilha sobre o uso correto de agrotóxicos na cultura do trigo, uma iniciativa ABITRIGO com o intuito de contribuir para avanços no diálogo e atuação integrada da cadeia do trigo. O material traz os limites das substâncias aprovados pela legislação nacional até junho/2017, com as informações de emprego de agrotóxicos organizadas por período de aplicação (trato cultural), identificando assim o que pode ser utilizado de acordo com a época do cultivo.

Para ver a programação completa acesse: www.abitrigo.com/congresso.

_____________________________________

Atendimento à imprensa:  

TREE COMUNICAÇÃO
Kelly Viana
(11) 3093-3614? 
kelly.viana@tree.inf.br

Mariana Ortiz
(11) 3093-3618
mariana.ortiz@tree.inf.br

Daniela Martins
(11) 3093-3610
daniela.martins@tree.inf.br

Fonte: ABITRIGO