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Fuja da gripe cuidando da alimentação!

A alternância entre dias frios e outros mais quentes neste inverno aliada ao tempo seco têm um efeito profundo em nossa saúde e bem-estar. Por isso, nos meses de julho, agosto e setembro ficamos mais predispostos para adquirir gripes, resfriados, alergias e demais problemas respiratórios. Para evitar tamanho mal estar, vale a pena apostar na alimentação saudável.

De acordo com a consultora em nutrição da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO) Vanderli Marchiori, “fazer refeições equilibradas, contendo todos os grupos da pirâmide alimentar em porções adequadas, como carboidratos, proteínas e laticínios, além das frutas verduras e legumes, ajuda a fortalecer o organismo”.

Para auxiliar, a nutricionista criou um cardápio variado e completo para todos os dias da semana, que além de fornecer energia, reforça o sistema imunológico e nos protege contra o ataque de vírus capazes de causar estas doenças, muito comuns nesta época do ano. Confira:

Café da manhã

SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO DOMINGO
Chá de gengibre com canela Chá de canela com poejo Chá de gengibre com canela Chá de canela com poejo Chá de gengibre com canela Chá de canela com poejo Chá de gengibre com canela
Pão de centeio - 1 unidade Pão francês - ½ unidade Pão light integral 2 fatias Pão de milho - 2 fatias Granola ½ xícara Pão italiano - 1 fatia Mingau de aveia com banana e maçã
Creme de ricota Geleia de amora Manteiga sem sal Margarina light - 1 colher de chá cheia Iogurte de soja Manteiga sem sal  
Salada de frutas com farelo de trigo 1 maçã Banana com canela Manga picada - 1 unidade média Maçã com canela Salada de Frutas  

Lanche da manhã

SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO DOMINGO
Cookies integrais Laranka lima em pedaços Torradas com geléia de damasco Cookies integrais Laranja lima em pedaços Cookies integrais Torradas com geléia de damasco
1 copo de chá de gengibre morno 1 copo de chá de gengibre morno 1 copo de chá de gengibre morno 1 copo de chá de gengibre morno 1 copo de chá de gengibre morno 1 copo de chá de gengibre morno 1 copo de chá de gengibre morno

Almoço

SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO DOMINGO
Salada de acelga com azeitonas picadas - 1 prato de sobremesa Salada de alface roxa com cebolas picadas - 1 prato de sobremesa Salada de macarrão parafuso e ervilhas e milho - 1 prato de sobremesa raso Salada de agrião e de laranja pêra em cubos - prato de sobremesa Salada de alface crespa com castanhas picadas e cenouras raladas - 1 prato de sobremesa Salada de almeirão com alface lisa e rabanete ao vinagrete Sala de rúcula com tomate alho - 1 prato de sobremesa
Escondidinho de frango desafiado com abóbora cabotcha Lombo recheado com espinafre Filet mignon grelhado com molho de tomate e cebola Saint peter assado com alho poró Omelete de forno com cebolas e salsinhas Torta de peito de peru desfiado com palmitos e tomates Pernil assado com cebolas roxas
Arroz integral e lentilhas Risotinho de tomate - 2 colheres de sopa Escarola refogada Espaguete ao pesto de rúcula Couve flor, brócolis e cenouras na manteiga   Agnolotti de ricota com nozes e molho de tomate confitado
Tangerina Laranja Bahia Laranja lima Creme de acerola Tangerina Bolo de limão Crepe de geléia de frutas amarelas

Lanche da tarde

SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO DOMINGO
Suco de tangerna com laranja - 1 copo médio Suco de tangerna com laranja - 1 copo médio Suco de tangerna com laranja - 1 copo médio Suco de tangerna com laranja - 1 copo médio Suco de tangerna com laranja - 1 copo médio Suco de tangerna com laranja - 1 copo médio Suco de tangerna com laranja - 1 copo médio
Castanhas do Pará - 3 unidades 20 gramas de amendoim torrado 8 amêndoas Castanhas do Pará - 3 unidades 8 amêndoas Castanhas do Pará - 3 unidades 20 gramas de amendoim torrado

Jantar

SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO DOMINGO
Caldo verde com bastante couve manteiga Sopa de creme de mandioquinha com cenoura Canja de galinha com bastante salsão Sopa de legumes com macarrão padre nosso Caldo verde com bastante couve manteiga Sopa de pinhão com batata doce Creme de brócolis
Pernil desfiado com cebolas Alcatra grelhado Sobrecoxa de frango grelhada acebolada - 1 unidade Iscas de carne com broto de feijão Linguiça assada sem gorduras Lagarto assado ao molho ferrugem Pizza de atum
Pão francês Pão Ciabatta   Pão de centeio Torradas de alho Pûre de batatas  
Tangerina - 1 unidade média Banana com canela Laranja Bahia Tangerina Manga picada Laranja lima Creme Brulee

Ceia

SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO DOMINGO
Biscoito maisena Bolacha de aveia - 2 unidades Biscoito água e sal - 2 unidades Biscoito maisena Biscoito de aveia e mel Cookies integrais Biscoito maisena
1 copo de canela com maçã - 1 copo grande 1 copo de canela com maçã - 1 copo grande 1 copo de canela com maçã - 1 copo grande 1 copo de canela com maçã - 1 copo grande 1 copo de canela com maçã - 1 copo grande 1 copo de canela com maçã - 1 copo grande 1 copo de canela com maçã - 1 copo grande

Fonte: ABITRIGO