Notícias

Confira as principais informações do setor

Por que o trigo é um cereal importante para a saúde?

A farinha de trigo está presente em boa parte dos produtos que compõem a mesa dos brasileiros. Por ser um cereal rico em carboidrato, os alimentos à base de trigo como pães, massas, bolos e biscoitos são benéficos a nossa saúde, pois atuam como uma das principais fontes de energia, na prevenção de diversas doenças e fornecem vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

De acordo com o livro Do grão ao pão, farinha de trigo: história da moagem no Brasil, desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias do Trigo (ABITRIGO), um único grão de trigo concentra todos os nutrientes que nós, seres humanos, precisamos para crescer e sobreviver.

É evidente que precisaremos de muito mais do que uma semente para que isso faça diferença na nossa saúde, mas está tudo lá: carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas, sais minerais. Ou seja, boa parte das substâncias essenciais à vida já se encontram presentes no trigo – e, consequentemente, na farinha –, o que faz do cereal um dos alimentos mais completos de que a natureza nos dispôs¹.

Vanderli Marchiori, consultora em nutrição da ABITRIGO e presidente da Associação Paulista de Fitoterapia (APFIT), explica que o grão é composto por farelo, gérmen e endosperma, e cada uma dessas partes do trigo traz um benefício diferente ao nosso corpo. “Por serem fontes de carboidrato, a farinha de trigo e seus derivados podem e devem ser consumidos todos os dias. Quando restritos da alimentação, provocam excesso de cansaço, fadiga muscular, alteração do sono, câimbras e perda de massa magra” pontua a nutricionista.

1 BARTABURU, Xavier. Do grão ao pão, farinha de trigo: história da moagem no Brasil. Editora Origem, São Paulo, 2016. Pg. 152

Fonte: ABITRIGO