Notícias

Confira as principais informações do setor

Exportações de trigo argentino são as mais altas desde 2007

As exportações de trigo da Argentina são as mais altas para um mês de Dezembro (quando a colheita ganha força) desde 2007, diz o Blog AgroSouth News. Naquele ano, o último mês registrou exportações de 1,72 milhão de toneladas do cereal de inverno, apontam números da consultoria portenha Agritrend.

Agora, segundo a projeção de vários analistas, as exportações devem bater facilmente a casa de um milhão de toneladas. Apesar de bem menor, há grande expansão na comparação com o fraco desempenho dos anos seguintes: em Dezembro de 2015 foram exportadas apenas 40 mil toneladas de trigo, enquanto em Dezembro de 2014 foram 295.941 toneladas.

 

Ao contrário do que era esperado por muitos analistas, a menor demanda do Brasil pelo trigo argentino e a baixa do poder aquisitivo doméstico não se tornaram um problema na primeira temporada do país vizinho após a eliminação dos impostos de exportação. Clientes tradicionais, como Argélia e Egito, foram reconquistados facilmente, e mercados considerados exóticos, como Quênia, Vietnã, Bangladesh, Tailândia, Omã, Moçambique e Sudão entraram na lista de destinos.

"Nós pensávamos que alguns antigos clientes, como a Argélia, comprariam dos fornecedores deles dos últimos anos. Mas, na verdade, a Argentina voltou com força ao mercado argelino após cinco anos de ausência. E os traders estão felizes de comprar de nós," disse uma fonte da Federação de Armazenadores de Grãos da Argentina.

Fonte: Agro Link