Notícias

Confira as principais informações do setor

Mesmo com safra cheia, Brasil importou 700 mil tons de trigo em novembro

As importações brasileiras de trigo continuaram em ritmo muito forte em novembro, apesar das boas perspectivas de colheita. Foram desembarcadas no País 700 mil toneladas no mês passado – um volume 43% maior do que o mesmo período do ano anterior. 

De agosto até o início de dezembro já foram importadas 2,76 milhões de toneladas, o que representa uma expansão de 65% na comparação com igual período de 2015. De acordo com o analista sênior da Consultoria Trigo & Farinhas, Luiz Carlos Pacheco, há quatro razões para o Brasil continuar comprando o cereal, mesmo com a perspectiva de safra cheia.

 

“As causas todos conhecemos: término da disponibilidade da safra anterior dois meses antes do início da atual temporada; atraso de, pelo menos, duas semanas no início da colheita da safra 2016/17; necessidade de esperar dois meses até que a safra colhida esteja no ponto de ser usada; paralisação da comercialização por mais de mês, com todo o mercado esperando a efetivação dos leilões do governo que, ao final, não estão absorvendo a quantidade desejada, nem proporcionando a lucratividade esperada”, explica Pacheco.

Fonte: Agrolink