Notícias

Confira as principais informações do setor

IGC prevê forte safra mundial de trigo em 2017

Esta previsão se deve a uma safra recorde neste ano e aos estoques de grãos totais superando as 500 milhões de toneladas pela primeira vez.

De acordo com a IGC, a área colhida de trigo será "quase inalterada" a partir de 2016, com algumas reduções nos Estados Unidos e no Cazaquistão, que, por sua vez, serão equilibradas por aumentos na Rússia e no Norte da África.

As condições de cultivo também são inicialmente benígnas para a safra de inverno, que representa a maior parte da produção mundial de trigo.

"O plantio de trigo de inverno no Hemisfério Norte está bem avançado em novembro", disse a IGC, acrescentando também que "as condições das culturas foram consideradas favoráveis em relação ao inverno".

Embora a seca tenha sido uma preocupação para os americanos, ao mesmo tempo em que o frio também trouxe instabilidade para algumas partes da União Europeia e para os países da região do Mar Negro, a previsão se mantém firme por parte do órgão.

Recorde de produção e estoques

O conselho aumentou para 749 milhões de toneladas, 1 milhão de toneladas a mais do que na estimativa anterior, sua estimativa para a produção mundial de trigo em 2016/17. O número também representa 12 milhões de toneladas a mais do que a última safra.

A previsão de estoques mundiais de outros cereais, como cevada, milho e sorgo, somado também ao trigo no final de 2016/17, é de 504 milhões de toneladas, superando, "pela primeira vez", os 500 milhões de toneladas.

Fonte: Portal do Agronegócio