Notícias

Confira as principais informações do setor

Governo autoriza Conab a realizar leilões de apoio à comercialização do trigo

O governo federal publicou no Diário Oficial da União, no dia 28 de novembro, portaria interministerial que autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a realizar leilões para garantir aos produtores rurais o preço mínimo do trigo.

O despacho confirma que a Conab terá até R$ 150 milhões para gastar com os leilões nesta temporada, recurso que subvencionará a comercialização de 1,2 milhão a 1,7 milhão de toneladas do cereal. A primeira rodada está agendada para o próximo dia 02 de dezembro.

O leilão de Pepro oferecerá prêmio equalizador de preços para produtores e cooperativas do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no total de 107,5 mil toneladas. Já o leilão de PEP escoará outras 107,5 mil toneladas, exclusivamente das classificações “pão/melhorador” do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para receber a subvenção, os compradores terão que comprovar o escoamento do trigo para qualquer localidade, exceto os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A ABITRIGO apoia esta iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em escoar o trigo para o Norte, Nordeste e outros destinos, conforme edital.

Fonte: ABITRIGO