Notícias

Confira as principais informações do setor

Painéis de saudabilidade e convergência regulatória no MERCOSUL encerram o congresso

Campinas, 18 de outubro de 2016 - O último dia de programação do 23º Congresso Internacional do Trigo, realizado em Campinas (SP), iniciou com painel moderado pela jornalista Silvia Poppovic sobre alimentação saudável, no qual o educador físico Márcio Atalla, em companhia de Olga Silvério Amâncio, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), analisou os hábitos alimentares dos anos 80 até aos dias atuais.

De acordo com Atalla, o estilo de vida de cada indivíduo é determinado pela rotina estabelecida por ele, e nos dias de hoje vivemos a “síndrome do conforto”. “O ser humano nunca se movimentou por prazer e sim pela necessidade. Atualmente não temos necessidade para nos movimentar para sobreviver, temos tudo ao alcance de nossas mãos. Por isso é importante não se acomodar e procurar a melhor forma de praticar alguma atividade física; pode até ser subir escadas ao invés de usar o elevador”, explica.

Olga Amâncio defende que ter uma vida ativa vai além da perda de peso: “praticar exercícios fortalece o sistema imunológico, além de acelerar o metabolismo, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos” pontua.

Seguindo a programação, a grade de palestra sobre convergência regulatória do MERCOSUL foi ministrada por Guillermo Bernardo, membro da Agroindústria da Argentina, em parceria com Mario Leon, vice-ministro da Agricultura do Paraguay e Daniel Leitão, diretor econômico de Assuntos Comerciais do Mercosul (MRE).

De acordo com Daniel Leitão as negociações atuais envolvem compras governamentais e regulamentos técnicos. “É importante unificarmos todas as regras e demandas que surgirem, assim nos encorajamos a buscar soluções mais rápidas para um acordo comercial eficaz”, explica.

Durante discurso de encerramento do 23º Congresso Internacional do Trigo, Rubens Barbosa, embaixador e presidente da ABITRIGO, agradeceu a todos os patrocinadores, parceiros, amigos e palestrantes pelos dias dedicados aos assuntos de grande importância relacionados ao setor. “Vamos trabalhar forte para produzir, no próximo ano, um congresso à altura do sucesso desta edição”, finaliza Rubens Barbosa.

Fonte: ABITRIGO