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O glúten não é o culpado pelo sobrepeso

O professor de educação física Marcio Atalla ficou famoso por colocar celebridades, como o jogador de futebol Ronaldo, em forma no quadro “Medida Certa”, do Fantástico. Hoje, ele quer melhorar o bem-estar de uma cidade inteira comandando um programa de qualidade de vida em Jaguariúna (SP). Para ele, o que faz a diferença para ter uma vida mais saudável é ser fisicamente ativo e se alimentar bem, sem excluir nenhum alimento, muito menos os carboidratos. “O glúten não é o culpado pelo sobrepeso das pessoas. A alimentação do brasileiro, hoje, tem muito sal e açúcar, grande quantidade de gordura e baixo teor de fibras. Por isso as pessoas se sentem pesadas e inchadas.” para convivermos pacificamente com o que colocamos no prato.

É possível manter a boa forma comendo pão, massas e biscoitos no dia a dia?

Claro, porque não existe alimento saudável ou não saudável. O nosso hábito alimentar é que é saudável ou não. Então é possível ser saudável comendo pão todos os dias, um pouco de chocolate todos os dias. Manter a boa forma tem a ver com o estilo de vida: com quanta energia gastamos por dia e com quanto consumimos de cada alimento. Não há nenhum problema em consumir pão ou massa todos os dias. Mas é preciso, sim, levar em conta a quantidade ingerida, e essa quantidade deve estar atrelada ao seu estilo de vida.

É melhor optar pelo branco ou pelo integral?

Tanto faz. Ao contrário do que muita gente pensa, não tem problema comer pão ou arroz branco ou macarrão normal. As versões integrais têm mais fibras, mas podemos comer massa sem ser integral também. Nesse caso, o importante é associar esses alimentos com outras fontes de fibras. No caso do arroz, por exemplo, acompanhá-lo com feijão ou lentilha. É claro que dificilmente vamos comer o carboidrato branco isoladamente, sem uma fonte de proteína ou de gordura. Por exemplo, se eu comer um pão francês puro, obviamente vou ter um índice glicêmico [capacidade de elevar os níveis de açúcar no sangue] alto. Mas ninguém come pão francês assim, sem nada. A gente coloca manteiga, queijo, um recheio, e tudo isso naturalmente vai reduzir esse índice glicêmico. Mais importante do que se preocupar com a massa ser branca ou integral é ter uma dieta que inclua várias fontes de carboidratos, como frutas, legumes e verduras, que contêm uma boa quantidade de fibras.

Mais importante do que se preocupar com a massa ser branca ou integral é ter uma dieta que inclua várias fontes de carboidratos com fibras.

O consumo de carboidrato é diferente para pessoas ativas e sedentárias?

Os carboidratos são muito importantes na nossa alimentação. São eles que fornecem energia para o nosso cérebro e quase 80% do combustível do nosso coração. Por isso é um nutriente que deve estar presente na dieta de todas as pessoas, independentemente de serem sedentárias ou fisicamente ativas. É claro que uma pessoa fisicamente ativa vai poder consumir mais carboidratos, porque ela tem um gasto calórico diário maior. Quem se movimenta mais tem mais liberdade para comer. Mas mesmo quem é sedentário precisa deles para suas funções básicas.

E essa história de que cortar o carboidrato para emagrecer? Funciona?

Olha, em curto prazo até funciona. Mas ninguém consegue sustentar esse tipo de dieta por mais de dois ou três meses. É claro que, se uma pessoa cortar todas as massas da alimentação, vai perder alguns quilos. Mas é um resultado ilusório. Nosso corpo estoca carboidratos especialmente nos músculos. Para isso, cada molécula de carboidrato se associa a outras três de água. Então, quando você corta o carboidrato da dieta, consome e elimina o estoque que está na massa muscular e fica mais leve. Mas, na verdade, o que se perde é água, e não gordura.

Que tipo de carboidratos devemos consumir antes de fazer exercícios?

Antes de uma atividade física, é importante consumir uma fonte de carboidrato, que pode ser branco ou integral. Especialmente se a pessoa estiver em um período de jejum, como de manhã, ao acordar. Esse carboidrato nos dá energia com mais rapidez. O integral vai ter uma peculiaridade, a de ir liberando sua glicose ao longo de toda a atividade, mas isso também vai depender do tipo de exercício. Agora, durante uma atividade física intensa e prolongada, como correr por mais de uma hora, o carboidrato simples é o mais indicado, porque sua energia é absorvida com muito mais rapidez. Quer um exemplo? Tem muito maratonista que toma até refrigerante no meio da maratona. É uma energia muito rápida.

E qual é a importância de consumir carboidratos depois dos exercícios?

Ao terminar uma atividade física, é importante se alimentar bem em um espaço de duas ou, no máximo, três horas. Nesse período, é essencial consumir carboidratos para repor o estoque de glicogênio nos músculos, para que eles fiquem aptos para fazer outras atividades físicas nos dias seguintes. Essa alimentação pós-treino deve ser completa, e incluir também boas fontes de proteínas, para estimular a síntese proteica e a construção muscular, e boas fontes de gorduras, porque várias vitaminas só são absorvidas na presença de gordura.

É um mito que comer carboidrato à noite engorda.

E essa história de que é ruim comer carboidrato à noite?

Isso não é real. Todos os estudos mais recentes que comparam as pessoas que param de comer carboidratos às 18h e as que distribuem esse consumo ao longo do dia mostram que é um mito que comer carboidrato à noite engorda. O que realmente importa para engordar ou não é a quantidade de calorias que você consome ao longo do dia e o quanto você gasta dessas calorias. O ideal é ter um consumo de carboidrato fracionado ao longo do dia associado a um estilo de vida ativo e saudável.

Fonte: Glúten contém informação