Notícias

Confira as principais informações do setor

Rubens Barbosa assume presidência da Abitrigo

ABITRIGO, associação que representa as indústrias de moagem de trigo do país, apresentou oficialmente ontem o embaixador Rubens Barbosa como o novo presidente da entidade. Barbosa substitui o também embaixador Sérgio Amaral, que assumirá a Embaixada do Brasil em Washington, nos EUA, após oito anos à frente da Abitrigo.

"Meu programa será de continuidade ao trabalho desenvolvido por Sérgio Amaral, ajudando a indústria na defesa de seus interesses",  destacou Barbosa, em coletiva à imprensa realizada ontem na capital paulista. O novo presidente da Abitrigotambém já foi embaixador do Brasil em Washington, entre 1999 e 2004, e há 11 anos preside o Conselho Superior deComércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Entre os temas prioritários na agenda da associação está uma aproximação com parlamentares na discussão de questões de sanidade e alimentação saudável que envolvam o trigo, e o estabelecimento de um novo marco regulatório para o cereal no Mercosul. A entidade continua com o trabalho de definir as especificações do trigo que atendam a demanda dos moinhos do país, com o objetivo de orientar a produção da matéria-prima na Argentina e no Paraguai.

De acordo com Amaral, a Abitrigo está fazendo um "trabalho preventivo". "O Ministério da Agricultura, da Saúde e também a Anvisa estão colocando certas regras para a venda de trigo, com relação à sanidade e questões de resíduos, micotoxinas e enriquecimento com ácido fólico e ferro. E o setor produtivo tem que se ajustar", afirmou.

Fonte: Valor