Notícias

Confira as principais informações do setor

Empresa de Santa Catarina é a primeira empresa brasileira do segmento de alimentos saudáveis a receber o selo internacional Gluten Free

Esporte e Fitness / A Vitalin Alimentos, de Jaraguá do Sul, região Norte de Santa Catarina, é a primeira empresa brasileira do segmento de alimentos saudáveis a receber o selo internacional Gluten Free (GF), a principal certificação do mercado sem glúten do mundo, reconhecido em 27 países.

Pouco conhecido no Brasil, o selo GF indica aos consumidores os produtos que são produzidos com ingredientes livres de glúten e sem risco de contaminação cruzada, pois seguem rigoroso controle de qualidade e rastreabilidade da cadeia produtiva.

Presente em todo os estados brasileiros, a Vitalin atende o varejo e o segmento food service (padarias, pizzarias, restaurantes, hotéis e empórios) com uma ampla linha de produtos orgânicos e integrais como granolas, aveias com frutas desidratadas, cookies integrais, snacks salgados, chia, quinoa, amaranto, linhaça, gergelim e açúcar mascavo.

Nos próximos meses, todos os produtos da empresa terão o selo GF identificado na embalagem.

Segundo Rogério Manske, sócio-proprietário da Vitalin, a legislação brasileira exige apenas que os rótulos das embalagens informem o consumidor sobre a presença ou não de glúten no alimento, porém ainda não existe um órgão que certifique esta informação.

"O consumidor precisa ter segurança no que está consumindo. Por isso é importante uma certificação que ateste a qualidade. Nos Estados Unidos, por exemplo, pessoas celíacas ou intolerantes ao glúten geralmente consomem apenas produtos com selo GF. Esperamos que esta certificação sirva de referência também para o Brasil", explica.

A confiança no selo GF tem motivo, segundo Rogério. Para ser certificado pela Gluten-Free Certification Organization (GFCO), as empresas precisam passar por auditorias em toda a cadeia produtiva e cumprir uma série de requisitos de qualidade a fim de garantir a segurança total dos produtos.

Portas abertas para o mercado internacional

Com faturamento anual em torno de R$ 15 milhões, o próximo passo da empresa catarinense é ampliar as vendas para o mercado internacional. A previsão é que as exportações iniciem ainda no segundo semestre deste ano.

"Nosso primeiro alvo é os Estados Unidos por ser um mercado consolidado e com grande potencial de consumo, mas temos planos de atender toda a América Latina e a Europa", antecipa a diretora comercial da Vitalin, Jerusa de Marchi.

Sobre a Vitalin
A Vitalin é referência nacional em alimentos saudáveis sem glúten e sem lactose. Fundada no ano 2000, em Jaraguá do Sul (SC), a empresa está presente em todos os estados brasileiros com uma ampla linha de produtos orgânicos e integrais que vão desde grãos e farinhas de chia, quinoa, amaranto, linhaça e gergelim até cookies integrais, snacks salgados, granolas, aveias e açúcar mascavo.

Fonte: