Notícias

Confira as principais informações do setor

Audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados sobre os planos Agrícola e Pecuário e Safra da Agricultura Familiar 2016/2017.

Representantes da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do ramo agropecuário da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz/RS), da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) e da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) participaram ontem (19/05) de audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados sobre os planos Agrícola e Pecuário e Safra da Agricultura Familiar 2016/2017.

Entre as demandas dos participantes estão a manutenção dos juros dos custeios aplicados na safra 2015/16 (8,75%), o aumento de recursos e redução das taxas para armazenagem e irrigação, revisão dos preços mínimos do arroz, trigo e algodão e garantia do valor aprovado no Orçamento da União para o seguro agrícola.

As entidades representativas dos produtores rurais comprometeram-se a elaborar um relatório com o conteúdo debatido durante a audiência para ser apresentado na próxima terça-feira (24/05) ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Na última quarta-feira (18/05), o titular da Pasta afirmou durante reunião com membros da Frente Parlamentar Agropecuária que irá cumprir os planos conforme foram apresentados antes de seu mandato. O setor aguarda um novo posicionamento do ministro após o recebimento deste documento.

Fonte: ABITRIGO