Notícias

Confira as principais informações do setor

Clima contribui para o desenvolvimento das lavouras de trigo

Nesta safra, produtores mantiveram a área destinada ao plantio do cereal e os investimentos em tecnologia. Perspectiva é que sejam colhidas ao redor de 50 sacas de trigo por hectare nesta temporada. Produtores ainda estão atentos ao comportamento do clima na região. Por enquanto, não há referência de preços para o cereal na localidade.

No Sul do Brasil, as lavouras de trigo da safra de inverno estão em pleno desenvolvimento. No estado do Paraná, a semeadura do cereal já foi encerrada e em torno de 96% das plantações apresentam boas condições, conforme último boletim divulgado pelo Deral (Departamento de Economia Rural).

O departamento ainda informou que 62% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 31% em floração e 6% em frutificação. Na região de Cornélio Procópio, a área destinada ao plantio do grão foi mantida em 50 mil hectares nesta temporada e os produtores também mantiveram os níveis dos investimentos em tecnologia.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural do município, Floriano José Ribeiro, as lavouras também apresentam boas condições, uma vez que o clima tem se mostrado favorável. “E se continuar assim, poderemos colher uma grande safra na localidade. Em anos normais, a produtividade das plantações chega a 50 sacas por hectare”, pondera.

Em relação aos preços, a liderança sindical ainda destaca que não há valores de referência para a saca do trigo. “Ainda é cedo, mas também temos boas perspectivas para os valores praticados. Contudo, os produtores ainda devem estar atentos às lavouras, especialmente com o aparecimento das doenças”, alerta Ribeiro.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

Fonte: Notícias Agrícolas