Notícias

Confira as principais informações do setor

Brasil sedia encontro mundial sobre doenças do trigo

Dois eventos internacionais sobre as principais doenças do trigo serão realizados este ano no Brasil, mais precisamente em Florianópolis (SC), de 6 a 10 de abril: o 5º Simpósio Internacional de Giberela e 2º Workshop Internacional de Brusone.

Brusone e giberela são duas das mais importantes doenças do trigo, do ponto de vista econômico, por serem de difícil controle. Ambas são provocadas por fungos que atacam as espigas dos cereais de inverno sob condições de alta temperatura e chuvas frequentes no período do espigamento. A importância dessas doenças está na agressividade do fungo, associado ao alto nível de suscetibilidade das cultivares de trigo. Ainda, o controle químico dessas doenças é considerado pouco eficiente e, sob ataque severo, economicamente inviável.

Para o pesquisador da Embrapa Trigo, José Maurício Fernandes, "o sucesso do cultivo de trigo no Brasil exige que os problemas causados por giberela e brusone sejam solucionados. Para tal há necessidade de esforços vultosos da comunidade científica e investimentos em pesquisa e desenvolvimento que possam gerar soluções robustas para esses problemas que tanto dificultam o cultivo de trigo em nosso País".

Ele destaca, assim, a importância da realização dos eventos: "Pela primeira vez na história, dois eventos que reúnem o que há de melhor no mundo em conhecimento e pesquisa sobre giberela e brusone em trigo são realizados simultaneamente no Brasil".

Inscrições e mais informações:  http://scabandblastofwheat2016.org

Fonte: Assessoria de Imprensa