Dá sim para comer bolo com farinha branca e ser saudável: veja de que forma

16/07/2019



Você quer comer de forma mais saudável, mas de repente bateu aquela vontade de comer um pedaço de bolo. Aí, você logo pensa: será que eu posso? Será que esse alimento é saudável? A resposta é sim. Pode ceder à tentação, se esse for o seu desejo. Não precisa recusar aquele pedaço de bolo feito pela sua mãe ou avó, que trazem memórias tão boas e são preparados com tanto carinho. A recomendação para o bolo --e para a maioria dos alimentos -- é buscar o equilíbrio. Consumir um pedaço de bolo caseiro de forma moderada não vai prejudicar sua saúde ou "sabotar" sua dieta.

Mesmo se você quer emagrecer, uma fatia fina de bolo simples por dia (sem cobertura ou recheio) não vai prejudicar seu objetivo, garante o nutrólogo. Mas é importante que ele seja caseiro e sem coberturas ou recheios, que adicionam mais açúcares à preparação. Uma dieta equilibrada deve ser variada e privilegiar alimentos de todos os grupos: folhas, vegetais, proteínas, leguminosas e, sim, carboidratos, para garantir os nutrientes necessários para o organismo. Então, avalie isso dentro de um todo. "Pode comer um pão integral no café da manhã e um pedaço de bolo no lanche da tarde, por exemplo. Mas o que você comeu no almoço? Comeu muitos vegetais, legumes, carne magra, leguminosas? - questiona Mariana Passadore, professora da graduação em Nutrição do Centro Universitário São Camilo.

Então por que condenamos tanto esse alimento? A farinha branca está presente em muitas preparações: pães, bolos, macarrão, tortas, biscoitos e pizzas, só para citar alguns exemplos. É justamente aí onde mora o perigo. Por praticidade e pela correria, se não prestarmos atenção, ao final do dia pode ser que grande parte daquilo que comemos teve a farinha de trigo como base. Por isso, consuma com moderação e não torne esse alimento o protagonista de suas refeições.

Substituições para tornar o bolo mais saudável

Numa receita básica de bolo caseiro com farinha branca, temos ingredientes que podem ajudar a deixar o preparo mais equilibrado sob o ponto de vista nutricional, como ovos e leite, certo? Mas lembre-se de que normalmente os bolos caseiros são preparados com bastante açúcar, então o resultado ainda será um alimento com alto índice glicêmico. Para tornar o bolo uma opção mais saudável, uma dica é adoçar com bananas maduras (principalmente as nanicas), tâmaras, uva passa. Se for fazer um bolo de chocolate, troque o achocolatado por cacau em pó.

Privilegiar o consumo do bolo com a farinha de trigo integral também torna este alimento uma uma opção mais saudável. Diferentemente da branca, ela continua com as fibras, o que gera saciedade, ajuda no trânsito intestinal e diminui a rapidez com que a glicose é absorvida e liberada na corrente sanguínea. A farinha de trigo integral pode deixar o bolo seco, então uma dica é dividir a quantidade entre farinha de trigo branca e integral. Não gosta de farinha integral e mesmo assim quer garantir as fibras? Divida a quantidade pedida na receita entre a farinha branca e o farelo de aveia, também rico em fibras de boa qualidade.


Fonte: Viva Bem / Uol