Massa: uma aliada para combater a insônia

28/05/2019



É cada vez mais comum as pessoas sofrerem de insônia em alguma fase da vida. Só no Brasil são 73 milhões de cidadãos que enfrentam o transtorno, segundo estimativa da Associação Brasileira do Sono. A insônia é um distúrbio que provoca a dificuldade para o indivíduo adormecer e faz com que ele acorde no meio da noite ou desperte antes do previsto. Isso se deve a vários fatores que envolvem hábitos noturnos, problemas emocionais, estresse no cotidiano e alimentação. O surpreendente sobre o assunto é que um estudo realizado por cientistas do Brigham and Women’s Hospital, na cidade norte-americana de Boston, revelou que ingerir massas nas refeições noturnas pode auxiliar no combate à insônia.

Dormir bem é uma prática indispensável para ter boa saúde e garantir o correto funcionamento do organismo, e a pesquisa é uma ótima notícia para quem não quer abrir mão de comer seu prato preferido, mas achava que fazia mal. Ao contrário do que se pensava, uma porção de macarrão na refeição noturna ajuda a reduzir os sintomas de estresse e contribui para um sono de qualidade. Isso acontece porque a ingestão de massa favorece a síntese da insulina que, por sua vez, facilita a absorção do triptofano, um aminoácido ligado à serotonina e à melatonina, hormônios que regulam o ritmo do sono e o humor.

Essa pesquisa, publicada na revista científica The Lancet, demonstrou que alimentos ricos em amido – como é o caso dos macarrões – podem provocar ação relaxante quando consumidos em uma porção moderada (cerca de 80 gramas); preparados al dente, para uma melhor digestão; e servidos com acompanhamentos leves e nutritivos (tomate, abobrinha, espinafre ou aspargos são alguns exemplos). E vale lembrar que ingredientes de difícil digestão devem ser evitados, como frituras, carnes gordas e alimentos lácteos muito gordurosos, ou seja, nada de molhos pesados. O estudo também afirma que a pessoa não deve demorar muito tempo para ir para a cama depois de comer.

Então, para quem enfrenta estresse e insônia, o ideal é inserir no cardápio do jantar pratos que proporcionem ação relaxante, com destaque para as massas, verdadeiras aliadas das tranquilas noites de sono.


Fonte: Trigo Te Alimenta