Brasil importa mais trigo da Argentina e ajuda o país a desovar estoques

24/01/2019



Após dois anos de produção abaixo da média, os brasileiros elevaram as compras de trigo na Argentina e aliviaram a situação dos produtores do país vizinho, que vêm obtendo boas safras.

Muito dependente do cereal importado, o Brasil teve de buscar 6,82 milhões de toneladas no mercado externo no ano passado para suprir a demanda interna.

O país vizinho foi responsável pelo fornecimento de 5,94 milhões de toneladas desse volume, segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

O aumento no volume de compras do Brasil ajudou a desovar a produção da Argentina, que está próxima de 19,5 milhões de toneladas. Há seis anos, a safra argentina ficou abaixo de 10 milhões de toneladas.

Segundo a Secex, o volume de trigo importado da Argentina pelo Brasil, em 2018, foi o maior desde 2006 e rendeu US$ 1,3 bilhão para os vizinhos.

Estimativas do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) indicam que os argentinos têm pelo menos 14 milhões de toneladas do cereal para exportar nesta safra.

O Brasil será uma válvula de escape para o país. Além de ter como vizinhos um dos principais importadores do cereal no mundo, os argentinos têm alíquota menor do que a dos outros grandes produtores como Estados Unidos, Canadá e Rússia.

Continue lendo em: Folha de São Paulo


Fonte: Folha de S. Paulo