Giro Técnico do Trigo na Argentina percorre a região de Mar del Plata

19/12/2018



Giro Técnico do Trigo, realizado entre os dias 04 e 07 de dezembro pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), em parceria com a Cámara Arbitral de la Bolsa de Cereales de Buenos Aires e apoio da  Federación de Acopiadores da Argentina, percorreu a região de Mar del Plata, localizada no centro-leste da Argentina. Participantes de 10 moinhos das regiões do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, puderam percorrer as cidades de Necochea, Tres Arroyos, Tandil, Azul e Buenos Aires, como o destino final. 

Entre as lavouras visitadas, as das regiões de Necochea e Tres Arroyos, se destacaram. Mesmo com as geadas e chuvas que ocorreram em novembro, a estimativa para essa safra é de 4.500 – 5.000 kg/ha de trigo, abaixo do estimado em outubro com uma perda total de 10% na produção e em alguns casos 20%. 

O porto de Quequén, localizado entre as cidades de Quequén e  Necochéa e importante ponto de saída de trigo para o Brasil, foi outro lugar visitado pelos representantes dos moinhos. Na oportunidade, foram apresentados suas capacidades e custos de operação, além da ida às novas estruturas do Laboratório de Câmara Arbitral filial de Buenos Aires – com 3000 m2 de área construída, que atenderá a demanda do crescimento do porto nos próximos anos. 

Ao fim do giro, duas reuniões com os centros de acopiadores do porto da região de Quequén e de Três Arroyos promoveram a discussão sobre formas de ampliação e novas oportunidades de negócios com os moinhos do Brasil, bem como as preocupações com a nova política brasileira de comércio exterior

Informações para a imprensa:

Kelly Viana
kelly.viana@tree.inf.br

Mariana Ortiz
mariana.ortiz@tree.inf.br
(11) 3797-6657


Fonte: ABITRIGO