Chuvas podem afetar qualidade do trigo no Rio Grande do Sul

08/10/2018



As chuvas previstas para as próximas semanas no Rio Grande do Sul podem prejudicar a qualidade do cereal que será colhido no Estado, alertou a Emater/RS, em relatório semanal divulgado nesta sexta-feira.

Segundo a empresa de assistência técnica, o clima quente e úmido pode resultar em um produto final de baixo valor. "Isso se torna mais preocupante, uma vez que 88% das lavouras estão entre a fase final de enchimento de grãos e a de início da maturação", informou.

As regiões produtoras gaúchas já estão recebendo chuvas intensas nos últimos dias, inclusive com granizo, o que levou as plantas de trigo a "deitarem" - - o que dificulta o desenvolvimento e pode até levar à quebra de produção. "No noroeste do Estado, segundo relato de técnicos dessa região, há várias áreas afetadas, fato que deverá trazer prejuízo aos triticultores afetados", segundo a Emater/RS.

A Emater considera prematuro fazer avaliação de eventual impacto sobre a produção total esperada. A estimativa ainda é de que a produtividade das lavouras no Estado fique em 3 toneladas por hectare.


Fonte: Valor Econômico