Cerca de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com a enxaqueca

01/07/2018


Estresse, barulho, cansaço, rotina corrida, ansiedade e tantos outros fatores podem ajudar na formação das terríveis e comuns dores de cabeça. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma em cada sete pessoas no mundo, em números absolutos, por volta de 300 milhões, sofre de enxaqueca, classificadas como doenças debilitantes tão graves como a psicose e a demência. Deste número, 25 milhões são de brasileiros que passam pelas temidas crises de dor de cabeça. Mas você sabia que consumir alimentos que usam em sua composição a farinha de trigo integral pode ajudar a prevenir este mal-estar?

De acordo com Vanderli Marchiori, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias do Trigo (Abitrigo) e Presidente da Associação Paulista de Fitoterapia (APFIT), o trigo possui boas concentrações de magnésio e triptofano – aminoácido essencial para a nutrição humana. "O magnésio ajuda na manutenção do potencial elétrico dos nervos, podendo amenizar desconfortos. Já o triptofano, uma vez no cérebro, aumenta a produção de serotonina que é o neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, relaxar e até induzir e melhorar a qualidade do sono", diz.

A especialista explica que dos vários neurotransmissores, a serotonina, também conhecida como a substância "mágica" e "sedativa", exerce grande influência no estado de humor e está diretamente ligada ao controle do estresse, um dos principais fatores que causam as dores de cabeça.

Pães, cereais, biscoitos, bolos e massas, entre outros derivados da farinha de trigo integral, são alguns dos exemplos de alimentos presentes no cotidiano que, além de nutrir, fazem bem para o corpo e a mente.

Por último, mas não menos importante, Vanderli ressalta que é essencial comer com equilíbrio. "O caminho é ter uma alimentação saudável. Nem de menos, nem de mais, tudo na medida certa. O nosso corpo e cabeça agradecem", finaliza.
______________________________________
Assessoria de imprensa ABITRIGO:

Tree Comunicação
Mariana Ortiz
(11) 3093-3618
mariana.ortiz@tree.inf.br

Kelly Viana
(11) 3093-3614
kelly.viana@tree.inf.br


Fonte: ABITRIGO